Cooperativa Transprodutor

Quem somos

Conheça a nossa história

A Cooperativa Transprodutor nasceu com um objetivo claro e desafiador: suprimir todas as barreiras que dificultam a vida do produtor rural de nosso Estado do Pará. Contamos com uma rede de associados que acreditaram em nossas intenções.

No início nossos trabalhos eram realizados de forma desorganizada e clandestina para o transporte de produtos da zona rural para a capital. Até que recebemos da ARCON (Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos) o incentivo para constituir uma Cooperativa que oferecesse mais segurança jurídica aos nossos associados.

Nossa fundação

Desta forma que em meados de 2010 fundamos a nossa cooperativa, hoje conhecida regionalmente como Transprodutor. Estamos desde então organizados, legalizados e formalmente aptos para oferecer toda assessoria aos nossos membros associados para dar conta de todas as demandas de abastecimento de Belém.

Nossa rede de apoio conta com
years of experience
0 +
we serve business
0 +
Veículos
0
Membros na equipe
0

No início nossos trabalhos eram realizados de forma desorganizada e clandestina para o transporte de produtos da zona rural para a capital. Até que recebemos da ARCON (Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos) o incentivo para constituir uma Cooperativa que oferecesse mais segurança jurídica aos nossos associados.

Com uma visão empreendedora que nossa cooperativa vislumbrou novos horizontes, ou seja, oportunidades de ampliar nosso leque de serviços. Além da complexa dinâmica de abastecer a capital Belém com produtos da zona rural, também investimos fortemente em outros segmentos como transporte escolar, locação de veículos e turismo de eventos

Nesses tempos presentes que o transporte escolar se tornou, dentre os quatro segmentos atendidos, a principal atividade da cooperativa. Vale ressalvar que todos os segmentos são importantes e em constante evolução de melhorias no atendimento, equipamentos e qualidade humana. Atendemos desde 2013 com o transporte escolar. Focando na rede pública municipal e estadual. Além de ribeirinhos de mais de 10 localidades que também são atendidos com nossos meios de transporte associados. Hoje já possuímos quase 600 barcos e 147 veículos que dão conta de toda demanda dessas localidades.

Nosso trabalho é garantir a legalização de nossos cooperados e a qualidade dos serviços ofertados ao cidadão paraense. São mais de 600 colaboradores distribuídos em 17 municípios, como Santa Bárbara, São Miguel, Paragominas, São Sebastião da Boa vista, Melgaço, Ponta de Pedras, Chaves, Monte Alegre, Maracanã, Limoeiro do Ajuru, Santa Maria, Santa Izabel, Marabá, e captação de novos associados é o desafio pelo qual nossa cooperativa é especialista e a cada ano nossos números crescem vertiginosamente.

Seja você também nosso cooperado e venha participar desta grande rede de serviços e tenha a garantia de segurança para condução de seus trabalhos dentro da lei.

A Cooperativa de Transporte dos Produtores Rurais do Estado do Pará (Transprodutor) atua no transporte de produtores rurais, minérios, soja, transporte escolar e turismo. É multimodal, atuando tanto por vias fluviais quanto terrestres. Atualmente a cooperativa possui 680 cooperados em 17 municípios, como Santa Bárbara, São Miguel, Paragominas, São Sebastião da Boa vista, Melgaço, Ponta de Pedras, Chaves, Monte Alegre, Maracanã, Limoeiro do Ajuru, Santa Maria, Santa Izabel.

A singular tem forte presença em processos licitatórios, especialmente em editais para transporte escolar. “Temos acompanhado o trabalho e a evolução da cooperativa. Parabenizamos sua diretoria e continuamos à disposição para auxiliar nas próximas etapas de seu planejamento estratégico”, comentou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

A diretoria da cooperativa também já está estruturando projeto para criação de peixes nas propriedades rurais dos próprios cooperados. De acordo com o presidente, o projeto já está adiantado com instituições financeiras que sinalizaram positivo para linhas de financiamento. A intenção é garantir mais uma fonte de renda para os associados, muitos dos quais estão com suas atividades ainda paralisadas por conta da pandemia, como é o caso do transporte escolar.

“A cooperativa sempre buscou ter um mix de atendimentos, não atuando apenas em uma atividade. Isso é o que nos fez continuar de pé, mesmo com todas as dificuldades que a pandemia trouxe. Estamos elaborando esse projeto de piscicultura e estamos lutando para que comece grande, trazendo de fato benefícios aos nossos associados”, explicou Newton.


Mais que um modelo de negócios, o cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Um caminho que mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo. Tudo começa quando pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma organização onde todos são donos do próprio negócio. E continua com um ciclo que traz ganhos para as pessoas, para o país e para o planeta. Conheça um pouco mais sobre o cooperativismo, seus valores e seu impacto.

Conheça os sete princípios do cooperativismo:

  • Adesão voluntária e livre

    As cooperativas são abertas para todas as pessoas que queiram participar, estejam alinhadas ao seu objetivo econômico, e dispostas a assumir suas responsabilidades como membro. Não existe qualquer discriminação por sexo, raça, classe, crença ou ideologia.,

  • Gestão democrática

    As cooperativas são organizações democráticas controladas por todos os seus membros, que participam ativamente na formulação de suas políticas e na tomada de decisões. E os representantes oficiais são eleitos por todo o grupo.

  • Participação econômica dos membros

    Em uma cooperativa, os membros contribuem equitativamente para o capital da organização. Parte do montante é, normalmente, propriedade comum da cooperativa e os membros recebem remuneração limitada ao capital integralizado, quando há. Os excedentes da cooperativa podem ser destinados às seguintes finalidades: benefícios aos membros, apoio a outras atividades aprovadas pelos cooperados ou para o desenvolvimento da própria cooperativa. Tudo sempre decidido democraticamente.

  • Autonomia e independência

    As cooperativas são organizações autônomas, de ajuda mútua, controladas por seus membros, e nada deve mudar isso. Se uma cooperativa firmar acordos com outras organizações, públicas ou privadas, deve fazer em condições de assegurar o controle democrático pelos membros e a sua autonomia.

  • Educação, Formação e Informação

    Ser cooperativista é se comprometer com o futuro dos cooperados, do movimento e das comunidades. As cooperativas promovem a educação e a formação para que seus membros e trabalhadores possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios e, consequentemente, dos lugares onde estão presentes. Além disso, oferece informações para o público em geral, especialmente jovens, sobre a natureza e vantagens do cooperativismo.

  • Intercooperação

    Cooperativismo é trabalhar em conjunto. É assim, atuando juntas, que as cooperativas dão mais força ao movimento e servem de forma mais eficaz aos cooperados. Sejam unidas em estruturas locais, regionais, nacionais ou até mesmo internacionais, o objetivo é sempre se juntar em torno de um bem comum.

  • Interesse pela comunidade

    Contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades é algo natural ao cooperativismo. As cooperativas fazem isso por meio de políticas aprovadas pelos membros.

Visão que pregamos

Em todo Estado do Pará, região norte brasileira e demais regiões alcançar o status de excelência em serviços ao cidadão produtor rural, classe estudantil e ponto de referência em turismo amazônico.

Nossos princípios

Fale conosco, tire suas dúvidas sobre nossos serviços e saiba como você também pode se tornar um cooperado.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
× Como podemos lhe ajudar?